Dicas para Aplicar Online
Está nos EUA e não tem o Visa do Canada?
Quando saímos do Brasil, em Janeiro/2017, não tivemos tempo hábil para fazer o visto para o Canadá por lá. Viemos com a expectativa de ir a algum consulado aqui nos Estados Unidos e fazer pessoalmente. Mas acabamos descobrindo que somente é possível fazer em Los Angeles ou em Nova Iorque, ou online.
Como as regras para entrada no Canadá estavam para mudar em maio/2017, e não falava nada muito claro sobre a necessidade de visa ou não, em nossa situação (entrar no Canadá por terra em um RV), decidimos esperar e ver se seria mesmo necessário.
Final de abril/2017, finalmente o consulado do Canadá atualizou as informações deixando claro que somente para passageiros que entrassem no Canadá por via aérea e que já tivesse um visto norte americano válido poderia fazer um eTA - Electronic Travel Autorization, alguns dias antes da partida. Todos os demais casos, ainda precisavam ter um visto canadense válido. Veja o site para informações completas: Visa Canadá.
Fizemos a aplicação online e foram 24 dias para aplicar, enviar e receber o passaporte.
Valores Pagos para 2 passaportes: R$ 847,00
- $ 200 dólares canadenses para aplicação online: R$531,00
- $ 65,20 dólares americanos de VAC fees : R$225,00
- $ 26,60 dólares americanos de correios (4 Priority mail): R$ 91,00.
Esperamos que este passo a passo lhe seja útil.
Passo a passo para aplicar para o VISA canadense:
Algumas considerações importantes antes de fazer a aplicação online:
- Precisa ter um passaporte e, de preferência com uma validade considerável, pois o visto terá a mesma validade do passaporte;
- Use uma máquina o Adobe Reader, para poder abrir e preencher os formulários PDF, orientação do site do Consulado do Canadá;
- Tenha uma máquina com câmera, ou como digitalizar todos os documentos para envio,
- Tenha cartão de crédito desbloqueado para compras internacionais, para pagamento das taxas;
- Dependendo das informações que você preencher ao fazer o Teste de Elegibilidade, o próprio site vai lhe dar a relação de documentos que precisa enviar.
1- Fazer o Teste de Elegibilidade
Antes de iniciar com uma aplicação online você precisa fazer um teste de elegibilidade. Acesse o site: https://www.cic.gc.ca/english/visit/visas.asp
Algumas perguntas definem se você se enquadra no perfil requerido pelo governo canadense e ao final você sabe se está elegível para aplicar.
2- Criar uma conta GCKEY
Para iniciar com uma aplicação online você precisa criar uma conta no website do consulado canadense, para poder ter acesso a suas informações e não perder os dados caso precise parar e dar continuidade em ouro momento.. O próprio website vai lhe informar o momento de criar a conta antes de dar continuidade.
Para acessar e criar a conta diretamente, acesse: https://www.cic.gc.ca/english/e-services/account.asp.
3- Aplicar online e criar a sua lista pessoal de documentos (Checklist)
Após criar a conta, você vai responder outro questionário para definir quais documentos precisará apresentar.
No próprio checklist tem os links para baixar os formulários.
Por exemplo, se você já tem o visto americano (nosso caso) a lista é a que segue:
- Formulário IMM5257E– Individual – necessário para todos os que estão solicitando
- Passaporte
- Formulário IMM5713 – Familiar – no caso de mais vistos solicitados na mesma aplicação
- Foto digital (instruções: https://www.cic.gc.ca/english/pdf/photospecs-e.pdf)
- Formulário IMM5707 – informações familiares
- Travel History (cópia dos carimbos de viagens, vistos de outros países)
- Certidão de casamento (mandamos em português).
4- Baixe os formulários da sua checklist e preencha para dar continuidade
Importante observar todas as informações e datas (invertidas) para evitar erros – você não pode alterar depois que submeter a aplicação.
Não estranhe porque há formulários que o site faz a validação após o preenchimento antes do envio para gerar um código de barras.
5- Envio dos documentos online (Upload dos documentos)
Alguns pontos importantes antes de enviar os documentos:
- Digitalize os documentos solicitados para envio - você só pode mandar um Word ou o Adobe)
- Você precisa fazer upload de todos os documentos solicitados para continuar a aplicação.
- O tamanho máximo para cada arquivo é 4 MB, nos formatos PDF, JPG, TIF, DOC, DOCX.
Upload dos documentos:
O envio é simples, depois de tudo preenchido e preparado é só clicar em Upload File para cada documento da Lista:
E em seguida selecionar o arquivo e Upload File, novamente:
6- Pagar a taxa do Visto Canadense
Depois que você enviar todos os documentos, aparece a taxa a ser paga.
Clicando em Next você poderá fazer o pagamento.
O valor é de $100 dólares canadenses por solicitante.
Faça o pagamento e guarde o seu comprovante.
Clique em Next e vai abrir a página para fazer a sua assinatura online (uma vez que você não assinou nenhum formulário, esta será a sua assinatura eletrônica).
Após, aparecerá para você a mensagem de aplicação enviada e paga.
7- Tempo de espera
Você vai receber uma mensagem confirmando a sua aplicação.
Em seguida eles irão processar sua aplicação e lhe enviar outro e-mail dizendo se sua aplicação está tudo certo ou se precisa enviar mais algum documento:
Importante:
- Caso tudo esteja certo, eles orientam a não enviar o passaporte enquanto não for solicitado.
- Voce pode ver o tempo de espera clicando nos links da mensagem.
Se tudo estiver certo com sua aplicação, você vai receber outra mensagem solicitando o passaporte em alguns dias:
8- Enviar o passaporte para o VAC
Esta é a parte mais simples, mas ao mesmo tempo a mais enrolada:
Acessando o link: www.cic.gc.ca/submit que consta na carta, você vai precisar:
- Definir para onde quer que seu passaporte seja enviado (VAC), conforme você informou no formulário da aplicação, o seu local no momento.
Isso é importante:
Entre no País e defina para onde vai enviar (caso tenha mais de um local).
No nosso caso, United States, oferece 2 opções e escolhemos Los Angeles.
Você terá neste local a lista de instruções para envio do passaporte.
Você precisa definir se vai levar o passaporte pessoalmente ou vai enviar pelos correios.
Documentos necessários para envio pelos correios (Post Office) nos Estados Unidos:
Uma cópia da carta que você recebeu, solicitando o envio do passaporte
O seu passaporte (por garantia faça uma cópia dele) válido e com uma página em branco para colar o VISA.
A cópia do pagamento da taxa do VAC para o envio do passaporte (pode ser paga por Order Money (eu explico abaixo) no Post Office, mas a cópia terá que ser feita em outro lugar).
Preencher as primeiras duas páginas (caso esteja fazendo online e sozinho) do Formulário VAC consente form, imprimir 2 cópias e assinar.
Um papel extra com seu nome, telefone e email e o endereço completo do local para o retorno do seu passaporte (tem no formulário acima, mas nas instruções do VAC pedem para incluir este papel.
No link : https://www.csc-cvac.com/en-US/selfservice/cvac_application_processing você tem os passos para fazer o envio para o VAC, mas no STEP 2, tem algumas instruções importantes:
Não use o FedEX, eles não aceitam, use o USPS, e escolha o envio Priority Mail, (3 dias), que custa $6 dólares; o envio Express (1 dia) é $21 dólares.
No Step 2 terá o endereço para onde você deve enviar o Money Order, anote este endereço.
Verifique o valor das taxas (VAC Fees): neste caso, $31,40 para cada passaporte.
No correio (Post Office):
1- Pagar a Money Order*
- Solicite uma money order nos valores das fees multiplicado pelo número de passaportes a serem enviados.
- Preencha a money order, com seu nome, identifique que é “VAC fees” e com o endereço de envio da money order para o VAC que você solicitou.
- Destaque seu comprovante e faça uma cópia do documento a ser enviado.
- Coloque seu money order em um envelope para enviar para o mesmo endereço acima.
2- Enviar os documentos:
- Prepare (com FROM/TO: seu endereço e do VAC) um grande envelope para enviar todos os documentos (enviamos os dois passaportes juntos).
- Prepare dois envelopes pequenos (com FROM/TO: endereço do VAC e seu endereço) para receber os passaportes (em separado).
- Para cada passaporte enviado se certifique de enviar junto:
- O envelope, que precisa ser pré-selado (pre-paid),
- A cópia do pagamento da VACfee, o recibo da money order,
- As 2 cópias do formulário consente VAC,
- O papel com seus dados
- A cópia da carta recebida solicitando o passaporte.
Coloque tudo em um envelope só e envie. Serão pagas 4 cartas e enviadas duas.
Você vai receber um recibo com o trecking number, para acompanhar o envio dos dois envelopes (o com os passaportes para o VAC e o do envio das money order). Com eles, para se assegurar que seu passaporte chegou no destino é só acessar o site dos correios (constante no recibo dado pelo post office) e acompanhar.
No nosso caso, enviamos em uma sexta-feira e chegou na segunda-feira seguinte.
9- Aguardar a confirmação de recebimento e validade e retorno do passaporte:
Três dias depois, recebemos essa mensagem em nossa conta no website do Canadá:
Aplicação aceita e passaporte aprovado, agora é só esperar o passaporte retornar com o VISA. O nosso passaporte chegou 10 dias depois.
Fizemos a aplicação online e foram 24 dias para aplicar, enviar e receber o passaporte.